domingo, 30 de março de 2008

LIBERDADE


Certo dia estava em casa descansando quando me surpreendo com os gritos de mamãe assustada no quintal, quando fui ver era apenas um passarinho voando baixo, tão baixo que chegava a bater nas pessoas.
E o cachorro estava aproveitando para tentar pegá-lo...
Mamãe concluiu que aquele bonito pássaro deve ter fugido de alguma gaiola, e por viver em um espaço limitado, provavelmente tinha perdido a habilidade de voar.
Voltei para meu quarto e comecei refletir sobre esse pássaro, e pensei na minha vida;
Quantas vezes sem perceber, volto a atitudes e hábitos já mudados no meu caráter.
O Senhor Jesus faz a obra completa nas nossas vidas, mas nós tantas vezes não sabemos “viver como livres”.
A palavra de Deus deixa bem claro que somos livres, que Cristo nos libertou, e o sacrifício de Cristo é para vivermos em novidade de vida e desfrutarmos de paz, alegria, bondade, amor e tantos frutos daquele que cultiva relacionamento com o Espírito Santo.
O mais lindo de tudo isso, é que essa vida está ao alcance de todos, é de graça, só precisamos receber.Quem tem Jesus deve viver para ele e deixar que ele conduza sua vida, não sou eu, com minha capacidade que vou viver a vida cristã, mas Jesus com a capacidade dele de amar que vai me ensinar a viver.
Temos que abrir mão diariamente da nossa dor, da nossa justiça própria e deixar que Jesus nos guie a vida plena que temos em Cristo.
O nosso cachorro aproveitou para tentar pegar o pássaro, ele normalmente não conseguiria, mas como este não sabia voar alto, estava acessível a qualquer animal feroz.
Quando nossas emoções estão fragilizadas é o momento que o inimigo das nossas almas aproveita para tentar “nos morder”, se voltarmos a agir como presos, acabamos voando baixo e nos tornamos vulneráveis as mentiras e dardos lançados pelo inimigo buscando afetar a nossa fé.
Depois de muito sofrer tentando voar alto alguém o pegou e o jogou na rua, não sei qual foi seu fim...
Conosco o nosso pai faz diferente, quando caímos Ele nos pega carinhosamente e nos coloca de volta onde caímos, porque não desiste de nós.O nosso Pai nos vê como vitoriosos, livres e amados, pois assim Ele nos tornou quando morreu na cruz.
Somos livres de toda dor e todo pecado.Quando em determinados momentos apresentarmos atitudes anteriores, só precisamos lembrar que “que já foi consumado”, a nossa luta não deve ser para buscar libertação, mas receber e vivenciar aquilo que gratuitamente nos foi dado.


Para a liberdade foi que Cristo nos libertou.Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão.Vocês irmãos, foram chamados à liberdade.
(Gálatas 5:1, 13 a )


Hortência Gomes

sábado, 1 de março de 2008

Te Ter como Pastor,o suficiente para descansar

O SENHOR É O MEU PASTOR,NADA ME FALTARÁ (vs1)

O que é um pastor?
Guardador de gado, sacerdote (mini dicionário Aurélio).
A imagem de Deus como um pastor é inesgotavelmente rica.O pastor permanece com seu rebanho (Isaías 40:11,diz que o pastor apascenta o rebanho entre os braços,recolhe os cordeiros e os leva no seu pasto,também os guia mansamente).Suas ovelhas dependem totalmente dele quanto alimento, a água e à proteção de animais ferozes.
Sou ovelha do pastor, Ele supre minhas necessidades, minhas carências,minhas demandas emocionais que ser humano nenhum pode suprir.
Ele me protege do mal, das ciladas do inimigo.
Só posso descansar em Ti meu Senhor, meu pastor e me deixar ser pastoreada.


ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES (vs2a )
Verdejantes: vereda; senda,rumo,direção.
É interessante que ao mesmo tempo em que o pastor está conduzindo suas ovelhas para os pastos, as leva pela melhor direção, apesar de já estarem no pasto (lugar onde o gado se alimenta), elas estão lá talvez para receber, no entanto o texto diz que lá elas já recebendo, ele as faz repousar.
Meu Deus preciso desse pastoreio, dessa condução, é um prazer para meu pastor me vê receber, ser alimentada por Ele.
Só tenho que ir ao pasto (lugar de alimento) que é a palavra, e ele é quem me fará repousar, só preciso fazer parte, ir até la e me alimentar, porém o efeito dentro de mim é realizado pelo pastor,aleluia!

LEVA-ME PARA JUNTO DAS ÁGUAS DE DESCANSO (vs2b)
O pastor cuida amorosamente das suas ovelhas e é o prazer fazê-las descansar.
É interessante que tudo é Deus quem faz, é o pastor.As ovelhas precisam ser simplesmente ovelhas e aceitar a condução do pastor.
O que acontece é que nós não nos deixamos ser pastoreados, nós é quem queremos muitas vezes nos levar a descansar, eu mesma tantas vezes “forço” um descanso em Deus, com argumentos humanos ou “chavões”, porém a minha tarefa é deixar Deus me levar ao descanso.
Tenho visto na minha própria vida, que uma das maiores dificuldade é descansar, confiar nós até declaramos, porém no coração,é difícil.
E nos angustiamos por não conseguir descansar, como se fosse algo automático.
Alguns de nós até pensamos que estamos pecando por não sentir dentro do coração o descanso.O descanso é uma atitude de fé,é uma escolha,e não é algo produzido por mim ,minha é somente a escolha.
Teve um momento da minha vida que eu tive uma doença muito ruim,tuberculose, com sintomas que me faziam sofrer fisicamente, estava até então só com os sintomas e eram o suficiente para me angustiar muito, e eu orei ao Senhor, ao pastor;Deus querido eu estou com medo de ter essa doença especialmente por não saber como será se realmente eu estiver,estou angustiada e não estou em paz,porém quero nessa hora fazer uma escolha,eu escolho descansar,não sei como será caso eu esteja,mas tu sabes,por isso te entrego o meu coração e peço que me permitas sentir teus braços.Ainda que eu não esteja em paz, eu escolho,amém.

Foi incrível irmãos como uma paz inundou meu interior, naquele momento tive certeza que estava mesmo com a doença, mas O pastor me consolou antes mesmo que eu sofresse pela notícia.Eu escolhi e ele gerou....Quando você se encontrar também em um momento que por você mesmo não conseguir faça essa escolha e o efeito quem causa é Ele.
No exemplo do pastor com suas ovelhas vejo claramente ele levando, o texto diz; leva-me ás águas de descanso, só preciso deixar-me ser ovelha.
Princípios preciosos; submissão ao pastor e reconhecer que nem mesmo descansar eu sei, então já que é o pastor quem me conduz, rendo-me e “permito-me” ser ovelha...
É lindo também o fato de ele levar para águas de descanso, porque a água alivia a sede, quando descanso, minhas carências são preenchidas e minhas necessidade supridas,sou alimentada...Enquanto “nada faço”, só descanso.
Hó pastor amado da minha vida e do meu coração, pastoreia a minha alma e conduz-me a água de descanso, me submeto a minha posição de ovelha, que é o que sou e reconheço que só você pode fazer a obra “de dentro pra fora” na minha vida,portanto, me submeto a tua condução...Obrigada por me amar e ser o meu amado pastor e bispo da minha alma...Continue a cuidar-me e a guiar esta amada e aprendiz ovelha.
Reconheço que não sei descansar e que só você é quem sabe como se descansa, me ensine, em nome de Jesus...
Te entrego o meu coração.

Hortência Adoradora