domingo, 17 de agosto de 2008

Vitória sobre o "Velho Homem"


Particularmente não gosto de filmes de terror ,suspense e etc.,porém esses dias lembrei de um filme desses que vi,onde alguém tentava matar um vilão, esse vilão sempre encontrava um jeito de escapar, por fim quando alguém conseguiu mata-lo e todos pensavam que estavam livres dele, ele não tinha morrido, a estratégia não foi suficiente para matar aquele “ forte” vilão.
Nós que somos cristãos (vivemos a vida de Cristo), temos dentro de nós o Espírito Santo que é o Espírito de vida, conselheiro que nos ajuda em nossas fraquezas, ele nos motiva a mudar, a crescer...Quando aceitamos a Jesus a nossa natureza humana, não desaparece de uma hora pra outra, ele vai morrendo aos poucos, a medida que buscamos o Senhor.
Nesse processo há momentos onde parece que o esse velho homem não morreu e nem quer morrer, algumas vezes esse velho homem tenta te convencer que ele é quem está no controle, e se não estivermos buscamos o Senhor acreditamos que é verdade.
Quando buscamos a presença de Deus, ela vai nos deixando mais santos e limpos, a luz vai penetrando e deixando visível tantas imperfeições, algumas vezes podemos até nos desestimular achando que estamos mais distantes do pai, quando na verdade estamos mais próximos.
O velho homem tenta nos convencer que ele não morreu, que ainda é forte dentro de nós, e que devemos investir muita força para vence-lo, levando-nos a concentrar toda a nossa energia em mata-lo sem porém, obter êxito... Ou então ela tenta atrair a nossa mente para as conseqüências das nossas atitudes do passado.Sabe queridos, algumas vezes somos de fato tentados a dar ouvidos a ele ,ou de ir lutar, e perder um grande tempo em uma luta que não dará certo, só irá nos cansar, fazer-nos sentir culpados e algumas pessoas até mesmo desistem da vida cristã por causa disso.
Você se identifica com essa luta?
Observando a minha vida vejo que existem coisas onde vejo-me lutando contra meu “velho homem” minha natureza imperfeita e pecadora, e dessa forma nunca alcanço êxito, ao contrário sinto-me mais culpada e cansada...
Como o filme que eu falei no início o nosso velho homem não quer morrer, a estratégia que a pessoa estava usando não era suficiente para vencer aquele vilão...
Talvez esteja no momento de olharmos para nós e meditarmos na nossa estratégia...
Certo dia Deus falou algo comigo, lindo demais...
Mostrou que eu estava perdendo um tempo precioso da minha vida lutando e voltando meus olhos para essas dificuldades, tanta coisa pendente para fazer,para iniciar ou dar continuidade, e eu sofrendo e investindo minha energia em uma batalha que na verdade não é minha .Deus me mostrou como o inimigo estava me fazendo voltar os meus olhos para mim mesma,fazendo-me distrair-me entristecer e perder meu foco.
Graças a Deus ele me atentou a tempo, e pude me arrepender e voltar para seus braços, e aprendi que o nosso dever nessa morte é só está em cristo, somente! Se esconder na cruz e não assumir uma luta que não somos capazes de vencer! Jesus sabia que não éramos capazes por isso morreu na cruz e venceu por nós, para que quando o mal vier ou o pecado, só precisarmos ir para ele e se esconder e se refugiar.
Se você se encontra em uma luta onde estás cansado e não tem obtido vitória, desista e vá para Cristo, deixe-o lutar por você. Algo importante que aprendi com Cristo é que temos que ter paciência,pois ele deseja nos santificar e a santificação é um processo, se estamos dispostos a abrir mão de nossa dificuldade por ele, para ele ser manifesto na nossa vida,ele deseja que possamos aprender a lidar com as situações de forma sábia e glorificando seu nome, por isso as vezes você ainda pode escorregar, mais creia que não vai cair, não desista!
Corra para Cristo que é a nossa arma e vitória segura...Contra o inimigo, contra nós mesmos...
Mantenha seus olhos em Cristo e não em você mesmo...Ele está te ensinando...
( Essa música tem sido EXATAMENTE o que Deus tem ministrado na minha vida.Que seja edificante também para você!)

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído e não mais sejamos escravos do pecado, pois quem morreu, foi justificado do pecado.
Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.Pois sabemos que tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.
Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.(Rm6:6-11)


Hortência Gomes