segunda-feira, 9 de junho de 2008

OS QUATRO SOLOS E OS QUATRO CORAÇÕES




Mateus 13:1-9

Jesus tinha grande interesse em treinar os discípulos, e ensinar a multidão(aqueles com o coração desejoso de aprender). Na PARÁBOLA DO SEMEADOR ele nos traz grandes ensinamentos

1.SOLO IMATURO

A semente caiu à beira do caminho, e o solo não estava preparado (coração imaturo).
Esse coração já conhece a verdade, mas insiste em manter-se vulnerável e inseguro quanto a si mesmo nas circunstâncias da vida.As aves estão no céu atentas a qualquer alimento disponível para elas, como esse coração é imaturo, constantemente sente-se vulnerável e “perde aquilo que já recebeu”.
Esse coração não conhece a voz de Deus (Jo10: 1-8)
Despreparado-entende que a palavra é poderosa e viva, porém se sente incapaz de experimentar tal realidade e vida através da palavra.

2. SOLO ROCHOSO

Esse solo é duro.Na verdade esse solo recebe a palavra, e compreende, entretanto não crê (incredulidade).
Por ele compreender a palavra até chegou a nascer, mas, a dureza fez com que ela não desenvolvesse.
O sol vem para aquecer e beneficiar a natureza.Por que nesse caso fez foi queimar?
O coração não penetra a palavra, por que está fechado.Fica só na superfície.
Só recebe o que quer.
Está muitas vezes acomodada com a espiritualidade e não permite ser mais profunda, também tem dificuldades de ser confrontada pela verdade da palavra, resiste à mudança.


3.SOLO ESPINHOSO

Esse solo é um lugar de espinhos-feridas
Esse coração está ferido, machucado pelas circunstâncias do passado,família,etc e tudo na sua vida ele continua transformando em feridas,não se desvencilha e a proporção que a palavra vai sendo semeada as feridas continuam impedindo a palavra de penetrar, curar e transformar o coração.
Optam por investir nos cuidados dessa vida para não investir no cuidado de si mesmas.
A palavra é sufocada pelas feridas e cuidados (formas de compensação;trabalho,materialismo,etc.)

4. SOLO FRUTÍFERO ( David Konrfield)

Em Lc 8:15 mostra seis características:
Bom (grego: kalos) que é formoso, atraente, virtuoso em aparência e utilidade.Esta pessoa é atraente com uma vida harmoniosa.O fruto do Espírito se manifesta naturalmente nessa pessoa.
Generoso (grego: agathos) bom de dentro para fora, integridade, qualidade de vida que transborda.(Barnabé At11: 24)
Ouvinte da palavra: Discerne a voz de Deus, tem encontros divinos.Esta pessoa é faminta pelas coisas de Deus.Presta atenção a palavra e modifica sua vida segundo o que ouve.Essa pessoa não apenas lê, mais estuda memoriza e medita.
Frutífero: pratica o que recebe e se multiplica.Uma tradução descreve essa qualidade assim: “contando constantemente aos outros, que também logo crêem” (BV).Frutos internos do Espírito e frutos externos de discípulos (evangelismo).
Perseverante: em circunstâncias diversas e provações não desiste.Ela começa, caminha e finaliza.È consistente e confiável em seus compromissos e relacionamentos.


COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

Conclusão: O solo dificilmente fica frutífero sem alguém que cuide dele.(1Co3: 5-9)
Esses corações amados,são os corações que estão todos os domingos na igreja, todos ouvem a palavra,mas infelizmente nem todos recebem de forma tão profunda como ela é.Nossa vida "no domingo" é apenas um reflexo da cura diária,do amor,da graça constante que experimentamos diariamente com o Pai maravilhoso.
Se você ainda não tem experimentado a maravilha que é ter um coração frutífero,onde a palavra penetra e produz,começe diariamente a "ser semeada" anulando a sua própria vontade,não fazendo como o "solo rochoso" que só ouve o que quer,mais abrindo seu coração para ser ministrado e tratado pelo próprio Deus.Não tenha medo,desarme-se.
Ele tem o melhor para você!!

Reflexão:
Com qual solo mais me identifico?
Que decisão preciso tomar baseado nisso?
Quem e como essa pessoa poderia me ajudar a ter um coração mais frutífero?
Tenho evangelizado? Estou demonstrando os frutos externos do solo frutífero?
Eu como líder(pastor) posso identificar o coração dos meus liderados?O que fazer a partir disso?

"Somente aquele que fez a obra completa através de Cristo é quem pode nos tornar frutíferos,graças a Deus por que não nos deixa só nessa missão!Está ao nosso lado nos ensinando através do Espírito.Que o meu coração e o seu seja frutífero nesse dia"

Hortência Gomes