terça-feira, 4 de dezembro de 2007

DESENVOLVENDO A SENSIBILIDADE (Lucas 11)



Lendo a história de Jesus fico admirada como Ele se identifica com nosso sofrimento.
Certa vez morreu um amigo de Jesus, chamado Lázaro ( Lucas 11),de acordo com a palavra Jesus o amava.
Algumas vezes passamos por situações de perda ou acompanhando alguém e não sabemos bem como agir, o nosso Salvador nos ensina.
Jesus chegou no lugar onde todos ainda choravam pela morte, havia apenas 4 dias que tinham perdido alguém especial para eles.Quando Marta (irmã de Lázaro) viu Jesus ela correu e desabafou: Se você estivesse aqui meu irmão não teria morrido!.
Quem perde alguém tem grande necessidade de falar, colocar pra fora o que pensa e Jesus sabia disso,Deus Pai foi quem formou a mente humana.Jesus não mandou ela parar de chorar e “ ser forte” como muitas vezes nós fazemos,ele a ouviu e em seguida deu uma palavra de consolo.
Quando Maria (outra irmã) chegou e desabafou aos prantos, Ele não falou nada,mas agitou-se no espírito e perturbou-se (11:33).
Como você fica ao ver alguém que ama sofrendo? Fica perturbado, agitado?,Assim Jesus ficou, conhece, entende e se identifica com nossa dor e em seguida chorou (11:35)
Às vezes queremos exigir das pessoas “uma postura espiritual” nas crises e anulamos todo sentimento causado pela situação, às vezes só precisamos chorar...
Nós confiamos em Deus e cremos nele.Maria amava a Jesus, era apaixonada, ela lavara os pés de Jesus e enxugara com seus cabelos!.Que paradoxo! Alguém tão espiritual com atitudes admiráveis e em outro momento chorando e questionando a Jesus por algo que até aquele momento não foi compreendido e aceito?
Aquele era o momento de ser transparente quanto a seus sentimentos e isso não anula sua fé e nem a fazia "menos espiritual".
Jesus já sabia que Ele ia ressuscitar Lázaro, mas era humanamente capaz de chorar, perturbar-se e comover-se (11:33, 36,38).
Nós tantas vezes queremos esconder nossas “fraquezas”...
Jesus estava em um estado tal, que as pessoas diziam: nossa! Vejam como ele amava Lázaro!
Meus queridos, em um momento de dor Ele está aberto a ouvir aquilo que está no nosso coração, Ele é soberano, assim como conhecia Marta e Maria, sabia que elas o amavam e não era porque desabafavam “que não tinham fé”.
Assim é com você, Ele comove-se, agita-se e perturba-se com e por você, simplesmente porque vê a filha(o) dele chorando,Ele não diz: não chore! Seja forte!Levante a cabeça isso não é nada tem gente pior do que você!...Mais chora junto até que seu coração seja liberado dos questionamentos para então ministrar a palavra: Se creres verá a Glória de Deus!
Olha que sensibilidade! Não disse: Você tem que crer!!...Ele disse: SE Crer,deixando o coração livre e levando-a a questionar a si mesma.
E por fim Lázaro Ressuscitou!!Que lição! Marta e Maria passaram por uma situação onde precisaram abrir-se, receber ajuda do Pai e crer,no fim viram a manifestação da glória de Deus.
Jesus ressuscita nossos sonhos, cura nossa dor,sara as feridas,mais as vezes é necessário passarmos um processo onde vamos:
Ver Jesus se identificando com nosso sofrimento, gerando em nós confiança nele.
Vamos ter que ser transparentes quanto aos sentimentos e frustrações daquele momento e falar com ele sobre essa dor sem medo.

E ver o milagre acontecer onde parecia nada mais existir.

Não estou dizendo que você e eu não temos que ter fé nesses momentos, mas que devemos expressar nossa fé recebendo auxílio e amor de Jesus no meio do sofrimento,permitindo que Ele acrescente mais Fé dentro do nosso interior...
Ele quer que eu e você cresça...Ele está presente..Se identifica.

Porque não temos um sacerdote que não pode identificar-se e compadecer-se das nossas fraquezas,antes foi ele tentado em todas as coisas, assim como nós,mais sem pecado.Acheguemos,portanto com confiança ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e graça em tempos de necessidade (Hebreus 4:15 e 16)